segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fórum Social Temático teve encontro de coletivos urbanos

Coletivos Urbanos.

          No final da tarde de ontem, apesar do doloroso acontecimento em Santa Maria, aconteceu, no mezanino da Usina do Gasômetro, o encontro de pessoas que atuam para tornar melhor a vida nos centros urbanos. O evento foi chamado do Encontro de Nós e reuniu projetos de colaboração voltados à humanização das cidades. Entre os convidados estavam representantes de projetos de Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Porto Alegre e São Paulo (SP). A mediação do encontro ficou a cargo de André Martines, da Aprax Arquitetura Cultural (São Paulo), Bernardo Gutiérrez, jornalista espanhol e dirigente da Futura Media, Antônio Martins, responsável pelo site Outras Palavras, e Plínio Zalewski, diretor da Secretaria de Governança Local.

          Da Capital gaúcha, contaram um pouco de sua história o grupo Shoot The Shit, Estúdio Nômade, Voto como Vamos, UrbsNova, Projeto Vizinhança, Casa da Cultura Digital, Raiz Urbana, Rastro Urbano de Amor (RUA), Bicicleta é amor. De São Paulo, falou o pessoal do Aqui bate um coração e Curativos Urbanos. De Florianópolis, Gui Neves falou sobre o  Nós.vc. Do Rio de Janeiro, Fernanda Cabral contou suas experiências no movimento "Imagina na Copa" e Clarissa falou sobre incubadoras "Rio Criativo".



          Foi uma troca de experiência muito interessante, que certamente irá incrementar ações criativas, cujos objetivos são criar espaços de convivência urbana e tornar as cidades mais humanas. É apenas com o empenho dos cidadãos que esses objetivos podem ser alcançados. Pouco adianta ficar apenas cobrando as administrações municipais. Sem o engajamento da população, mesmo as ações dos governos podem esvaziar-se, como é o caso de manutenções eventuais de lugares públicos e monumentos. Um passo enorme em direção à reapropriação dos espaços públicos está sendo dado. A cidade é nossa, com os direitos e deveres inerentes à posse. Vamos achar nosso próprio caminho de contribuir. 

Para se inspirar e conhecer mais sobre esses projetos, aqui vão alguns links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário