quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Quantas copas por uma Copa?


Foto: Cemitério de árvores 

Hoje, a cidade sofreu mais um atentado. Desta vez, não foi mais uma construção antiga ou histórica que veio abaixo e que indignou a população. Foi a derrubada de dezenas de árvores nos arredores da Usina do Gasômetro e da Câmara de Vereadores. Em nome da Copa de 2014, muita coisa tem sido feita na cidade, mas não de forma democrática e tendo em vista, antes de tudo, aquilo que é melhor para os cidadãos. Esse é mais um exemplo de ações que desconsideram a população e descaracterizam Porto Alegre, que era tida como capital mais arborizada do Brasil. A flexibilização preconizada pela prefeitura possibilita a destruição de áreas verdes, a alteração de índices construtivos, beneficiando as construtoras, pondo em risco, enfim, o patrimônio cultural da cidade.

Mas, como diz a já conhecida frase do blog dos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, "Resistir é preciso"!! Tomemos a lição da Rua mais linda do Mundo para mobilizar e dizer o que pensam os porto-alegrenses. Assim como as comunidades da Vila Tronco se fizeram ouvir, quando estavam para ser removidas para que a grande Avenida Tronco fosse construída, está sendo organizado um movimento para protestar contra o corte indiscriminado de árvores. O evento "Quantas copas por uma Copa" tem chamada pelo Facebook e ocorrerá amanhã, dia 7 de fevereiro, às 18h, na Usina do Gasômetro. Parte do chamamento, transcrevo abaixo:

Vale lembrar que as praças no entorno da Usina do Gasômetro são parques de lazer e não podem ser modificadas sem consulta popular. Cabe lembrar que projeto de revitalização do Cais do Porto, apresentado em 2012, a solução ao escoamento do tráfego da região aconteceria por via subterrânea (também questionável).
Queremos as árvores no lugar onde estão, nem um milhão de mudas pode compensar!
Quantas copas por uma Copa? Para responder tal questionamento vamos para a rua, para a frente do Gasômetro, mostrar que a cidade que queremos não é esta que estão tentando nos impor com a desculpa da Copa do Mundo!
Levem velas, instrumentos musicais, cartazes e vamos impedir que mais árvores sejam derrubadas!!
Mais amor, menos motor!

Mais informações no link do evento no Facebook:
Quantas copas por uma Copa? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário