sexta-feira, 8 de março de 2013

De ponta-cabeça: Prédios versus casas

          Inaugurou ontem, 07/03/13, a exposição de Maria Tomaselli, na galeria Bolsa de Arte. Essa exposição tem muito a ver com a preocupação desse blog: a destruição das casas para dar lugar à construção de edifícios. O mote é chamar a atenção para esse assunto, que tem estreita ligação com a falta de planejamento urbanístico.
          A crítica da artista consiste no crescente apagamento da memória de uma Porto Alegre açoriana e da falta de preservação de imóveis representativos das diversas épocas que construíram nossa cidade. A preservação, ao contrário do que prega a ideologia do mercado imobiliário, pode, sim, trazer recursos à administração pública, na medida em que estimula o potencial turístico da cidade. Tomaselli diz que "Porto Alegre seria uma cidade açoriana compotencial turístico incrível, se tivessem preservado o Centro com a memória dos primeiros que estiveram aqui". O pouco que sobrou dos Açorianos está no bairro Cidade Baixa, devendo ser considerado patrimônio cultural. Contudo não é dificil de entender porque nossa cidade tem tanta dificuldade de preservar o que tem de bom em seus bairros. Em nome de um alegado progresso, se destrói sem critério - ou melhor, de acordo com critérios exclusivamente econômicos - grande parte do legado de nossa população.
          Maria Tomaselli cita a obra House Attack, de Erwin Wurm, como uma metáfora de como as coisas estão viradas do avesso. Segundo a artista, "em vez de fazer um bairro planejado, eles simplesmente vendem casas para colocar um espigão no lugar. A casa que fica ao lado deste prédio não terá mais sol nunca. Não sei se isso está certo"

 
  
       

A exposição estará aberta até 08/03 a 06/04/2013, de segunda à sexta, das 10h30 às 19h e nos sábados, das 10h às 13h30, na Bolsa de Arte, Rua Visconde do Rio Branco, 365, fone 3332.6799.



Obras da artista
  fontes: ZH - Segundo Caderno de 07/03/13
            Site da Bolsa de Arte
            Site Glam Valley


Nenhum comentário:

Postar um comentário