segunda-feira, 18 de março de 2013

Sociedade Beneficente Floresta Aurora

Quando estava prestes a completar 140 anos de atividades, no final de 2012, a Sociedade Floresta Aurora começou a viver mais um capítulo crucial de sua existência. Uma das mais importantes entidades representativas da comunidade negra da Capital vai, mais uma vez, mudar de endereço. A Floresta Aurora não suportou a especulação imobiliária nem a pressão de moradores de condomínios do bairro Pedra Redonda e vai para outro lugar, em sede no bairro Belém Velho, também na zona Sul da Capital.
fotos Giane Vargas
      


Um pouco de história
A Sociedade Floresta Aurora é o principal marco da comunidade negra de Porto Alegre. Sua importância extrapola os limites do estado pois o clube existe desde 1872 (antes da abolição) e um de seus sócios foi João Cândido, que em 1910 viria a ser líder da Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, um dos fatos mais importantes da história brasileira. O clube foi fundado em 31 de dezembro de 1.872, na esquina das Ruas Aurora (atual Barros Cassal) e Floresta (hoje Cristóvão Colombo) – daí o nome – por negros forros. Em sua maioria eram operários, mas haviam também funcionários públicos, jornaleiros, motoristas e até um "proprietário", segundo velhos registros. Quase todos moravam na Cidade Baixa, Bonfim, Rio Branco e Menino Deus, bairros que na época abrigavam praticamente toda comunidade negra porto-alegrense. Inicialmente o caráter da sociedade era beneficente e tinha como um dos objetivos prestar assistência a famílias negras em caso de óbito de seus provedores, custeando até o funeral. Com o tempo o aumento do quadro social possibilitou o crescimento do clube, diversificando suas atividades. Bailes, atos públicos, protestos e homenagens passaram então a fazer parte do calendário da entidade.Alguns desses eventos marcam a história do clube, como a homenagem a João Cândido em 1959 e o inesquecível show de Agostinho dos Santos.

Desde 1998, a entidade estava estabelecida na Av. Cel. Marcos. Agora, quem passa por ali, vê uma imensa placa de VENDIDO. Os prédio azuis se destacam ao fundo e certamente estão com os dias contados. Ninguém sabe quem comprou o terreno, mas possivelmente o local, ponto nobre do bairro, pois tem o Guaíba como fundos, dará lugar a mais um condomínio de luxo. Mais uma parcela de nosso rio será privatizada. Sobre os prédios, ainda não consegui descobrir se têm características arquitetônicas e históricas a serem preservadas, mas é sempre triste que a possibilidade de que sejam postos abaixo. O vereador Pedro Ruas já manifestou sua indignação pelo desvalorização da entidade e pelo destino de sua sede recentemente na Câmara de Vereadores. Vamos ver como será o final da história.

Fontes:
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=492240
http://florestaaurora.blogspot.com.br/2009_08_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário