sexta-feira, 30 de maio de 2014

Reunião dos movimentos pela preservação do patrimônio

Pois toda a celeuma em volta de dois assuntos em especial, apesar de nos mostrar como anda maltratado nosso patrimônio cultural e de que existem muitos outros interesses envolvidos no assunto, algo muito interessante está acontecendo. As pessoas, e por tabela os movimentos, perceberam que precisam se unir para que a proteção de nosso legado seja efetiva.
Blog Moinhos Vive

Temos acompanhado alguns episódios esporádicos, que têm algum alcance social e até mesmo resultados. Um exemplo disso foi a mobilização popular e o desenrolar judicial que aconteceu por conta das Casas da Rua Luciana de Abreu. Esse é um processo judicial longo, que teve início com a intervenção da sociedade e que, no momento, encontra-se suspenso, aguardando uma definição do executivo, em relação do valor das casas. Nesse caso, fortaleceu-se o movimento Moinhos Vive, protagonizando a mobilização de boa parcela dos cidadãos de Porto Alegre, trazendo para a discussão a causa do patrimônio.
Blog Proteja Petrópolis

Mais recentemente, a palavra que entrou no dia-a-dia do porto-alegrense foi inventário. O procedimento de levantar dados e catalogar imóveis de valor já havia sendo feito na cidade. O bairro Moinhos de Vento e o Centro, por exemplo, já foram inventariados, mas sem a repercussão que houve no bairro Petrópolis. O que aconteceu de diferente de lá? O número de bens inventariados? Interesses econômicos? Apenas conjecturas. De concreto, muita discussão sobre esse instrumento de proteção, previsto em nossa Constituição Federal. E um projeto de lei aprovado, mas que afronta nosso sistema jurídico, colocando ainda mais em risco nosso patrimônio cultural. De positivo, a criação do movimento Proteja Petrópolis, que congrega moradores interessados na preservação e na divulgação de informações corretas sobre o procedimento e suas consequências.
Blog da Rede Metodista Confessante

Quase simultaneamente, um novo episódio chamou a atenção para outro instrumento protetivo chamado tombamento. Foi a notícia do leilão de uma “área nobre de Porto Alegre”, de cerca de 25 mil m², onde está localizado o Colégio Metodista Americano, escola que conta com cerca de mil alunos de Educação Infantil ao Ensino Médio. A comunidade iniciou uma grande mobilização em defesa desse patrimônio, pedindo o tombamento das áreas onde estão localizados o Americano e o Instituto Porto Alegre – IPA. Com página no Facebook, o grupo se identifica através do nome Tombamento do IPA - o teu nome, a tua história, honraremos. 
Embora esses movimentos tenham as suas particularidades, todos têm em comum a preocupação com a preservação dos bens que dizem respeito à identidade da cidade. E, para que a preservação seja efetiva e reconhecendo esse ponto em comum, estão acontecendo reuniões com todos movimento interessados na discussão não só na salvaguarda o patrimônio, mas também em propor políticas públicas que criem incentivos aos proprietários de tais bens.
Isso é importantíssimo: a união dos movimentos! Pois só desta forma será possível gestionar junto aos nossos representantes, sejam do executivo ou do legislativo, a proteção e a promoção do patrimônio cultural brasileiro, como determina nossa constituição. Temos que abrir esse canal de comunicação, mas para isso precisamos ser muitos. O momento não pode ser melhor. Os movimentos estão tendo a percepção da convergência de forças, além de ser um ano eleitoral, um ano de escolhas.
No dia 26 de maio, no Leopoldina Juvenil, houve um encontro dos movimentos, chamados pelo Moinhos Vive. Compareceram representantes da Associação do Moradores do Centro, do Petrópolis Vive, do Tombamento do Ipa, de Teresópolis, do Chega de Demolir Porto Alegre, da Defender, entre outros.
A próxima reunião já está marcada. Será no dia 02 de junho, no salão Boa Vista do Leopoldina Juvenil, às 19h30. Participe e divulgue! Clique aqui para acessar a página do encontro.

Fontes:
http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2014/04/imovel-do-colegio-americano-porto.html
http://protejapetropolis.blogspot.com.br/
http://www.sul21.com.br/jornal/ameaca-de-leilao-mobiliza-comunidade-do-colegio-americano-para-tombamento-da-escola-em-porto-alegre/
http://moinhosvive.blogspot.com.br/
http://defender.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário